1. REGENERAÇÃO: a vida cristã começa com a regeneração. Ser regenerado é nascer do Espírito em nosso espírito (João 3:6) mediante a redenção de Cristo e, por meio dela, ter a vida e a natureza de Deus transmitidas para dentro do nosso espírito. Isto torna o nosso espírito vivo com a própria vida de Deus.

2. SEPARAÇÃO: a verdadeira vida cristã requer uma separação adequada deste mundo corrompido e maligno. Esta separação na é de acordo com regras legais, feitas pelo homem; é de acordo com a vida e a natureza do Santo que habita dentro de nós. Somos separados para Deus pelo sangue redentor de Cristo, pelo Espírito Santo e no nome do Senhor Jesus. Para vivermos uma vida cristã adequada, precisamos manter tal posição separada. Embora não sejamos do mundo, nós, entretanto, vivemos uma vida piedosa no mundo.

3. CONSAGRAÇÃO: a vida cristã é uma vida de consagração. Ser consagrado ao Senhor significa que somos totalmente entregues ao Senhor, não para fazermos algo para Ele ou nos tornarmos algo, mas nos tornarmos disponíveis a Ele como um sacrifício vivo, de modo que Ele possa operar sobre nós e em nós segundo o Seu bom prazer. Consagramo-nos ao Senhor porque nós O amamos e nos deleitamos em pertencer a Ele. Também reconhecemos que já pertencemos a Ele porque Ele nos comprou com o Seu sangue precioso. Nós, na igreja, não estamos vivendo para nós mesmos, mas para Deus e para o cumprimento do Seu propósito eterno

4. AMAR AO SENHOR: em nossa vida cristã, enfatizamos amar ao Senhor. Acima de tudo o mais, Deus deseja que O amemos. Testificamos que o nosso Senhor Jesus Cristo é Aquele que é totalmente amável, que Ele ganhou o nosso coração e que nós O amamos, não com o nosso próprio amor, mas com o mesmo amor com que Ele primeiro nos amou.

5. PALAVRA DE DEUS: a Bíblia ocupa um lugar muito importante em nossa vida cristã. Todos na igreja são encorajados a ler a Palavra de uma maneira regular, até mesmo a lê-la inteira uma vez por ano. Lemos, estudamos e tomamos a Palavra como alimento espiritual pela oração. Todos os ensinamentos, inspirações e orientações que reivindicam o Espírito Santo como sua fonte devem ser conferidos com a revelação de Deus em Sua Palavra. Embora a Bíblia revele a mente de Deus a respeito de tantos assuntos, para nós a Bíblia não é meramente um livro de doutrina; pelo contrário, é principalmente um livro de vida. Achegamo-nos à Palavra não meramente para conhecimento, mas, por meio de uma leitura compenetrada da Escritura, contatar o Senhor Jesus, que é, Ele próprio, a Palavra viva.

6. ORAÇÃO: a vida cristã é também uma vida de oração. Na oração desfrutamos uma comunhão pessoal, doce e íntima com o Senhor. Pela oração declaramos a nossa dependência de Deus, a nossa submissão a Ele e o nosso desejo de cooperar com Ele no cumprimento do Seu propósito. Encorajamos todos os membros a terem um tempo de oração pessoal diariamente.

7. EXPERIÊNCIA DE CRISTO: vimos na revelação de Deus na Bíblia que a vida cristã é na verdade o próprio Cristo vivendo em nós. Por esta razão, damos grande ênfase na experiência de Cristo. De acordo com as Epístolas do Novo Testamento, Cristo é revelado em nós, está sendo formado em nós, está fazendo Sua morada em nós, está sendo magnificado em nós e está Se tornando tudo em todos para nós. Em vez de imitar Cristo de acordo com um padrão externo, buscamos viver Cristo e viver por Cristo permitindo que Ele ocupe todo o nosso ser e Se expresse por meio do nosso viver diário.

8. VIDA CRUCIFICADA: como cristãos genuínos, devemos viver uma vida crucificada. Não nos envergonhamos da cruz de Cristo, e não recuamos de seguir o Senhor ao longo do caminho estreito da cruz. Se quisermos verdadeiramente experimentar Cristo e viver por Ele, precisamos experimentar diariamente a obra subjetiva da cruz em nossa vida. Vimos algo horrível da carne caída do homem aos olhos de Deus, e concordamos com o julgamento de Deus sobre ela. Além disso, vimos que tanto o ego como o homem natural opõem-se a Deus. Portanto, damos boas-vindas ao operar interior da cruz de Cristo, de modo que experimentemos Cristo e vivamos por Ele nas riquezas da Sua vida de ressurreição.

9. SUPRIMENTO: se quisermos viver uma vida cristã normal, precisamos ser supridos diariamente com comida e bebida espirituais. Por esta razão, enfatizamos o participar de Cristo como nossa comida e bebida espirituais. No Espírito e pela Palavra, nós O desfrutamos como nosso suprimento de vida. Como Ele mesmo disse: “Quem de Mim se alimenta, por Mim viverá”(João 6:57). O Senhor é o pão vivo, o pão da vida, e o pão de Deus que desceu do céu para dar vida ao mundo (João 6:33, 35, 51), e somos supridos por Ele dia a dia.

10. CRESCIMENTO EM VIDA: enfatizamos o fato de que na vida cristã devemos crescer normalmente em vida. Não estamos contentes em permanecer como crianças espirituais. A vida divina, como a vida humana, deve ter um desenvolvimento normal que conduz à maturidade. Por isso, como aqueles que buscam o Senhor, perseguimos o crescimento em vida. Desejamos ser maduros para expressar o Senhor, representá-Lo com a Sua autoridade e nos engajar na guerra espiritual para derrotar o Seu inimigo.

11. VIVER HUMANO: como cristãos, também vivemos uma vida humana normal, livre de extremos e equilibrada em todos os sentidos. Desejamos que todo o nosso ser espírito, alma e corpo seja preservado para a glória de Deus. Buscamos expressar a humanidade de Jesus em todas as nossas relações e dar um testemunho digno Dele em todo nosso andar da vida humana: em casa, na escola, com os vizinhos e em nosso trabalho. Para nós, a vida cristã não pode ser separada da nossa vida humana diária. Descobrimos que, quanto mais crescemos em Cristo, mais realmente humanos nos tornamos e mais desfrutamos, de uma maneira prática, a humanidade elevada, transformada de Jesus.

12. ESPÍRITO: a vida cristã é uma vida de andar segundo o Espírito. Andar no Espírito é ter o nosso viver e o nosso ser segundo o Espírito. Por isso, precisamos pôr a nossa mente no Espírito e levar à morte as práticas do corpo (Rm 8:6, 13). Quando andamos segundo o Espírito, todos os justos requisitos de Deus são cumpridos em nós espontaneamente. É somente vivendo no Espírito e andando segundo o Espírito que as coisas divinas, reveladas nas Escrituras, se tornam reais a nós. Conseqüentemente, para sermos cristãos normais, precisamos conhecer o Espírito, viver no Espírito e andar segundo o Espírito.

13. TRANSFORMAÇÃO: muitos cristãos conhecem a regeneração do espírito e a transfiguração do corpo, mas negligenciam a questão crucial da transformação da alma. Entretanto, a Bíblia diz: “Transformai-vos pela renovação da vossa mente” (Rm 12:2). Por isso reconhecemos a necessidade de sermos disposicionalmente transformados em nossa alma pelo operar interior do Espírito da vida. Ao sermos transformados, uma mudança interior ocorre em nosso próprio ser. Quando nossa alma é permeada com o elemento de Deus, ela é purificada e santificada, podendo assim cumprir a sua função criada por Deus, de expressar o Senhor que habita em nosso espírito regenerado. Esta transformação da alma está intimamente relacionada com a nossa prontidão em nos encontrarmos com o Senhor na Sua vinda. Aqueles que quiserem permanecer em Sua presença santa e gloriosa, devem não apenas ser santificados posicionalmente, mas ser transformados disposicionalmente. Esta transformação requer, no aspecto negativo, a operação da cruz e, no aspecto positivo, o trabalhar do Espírito da vida.

14. TRANSFIGURAÇÃO: por fim, no auge da experiência cristã em vida, o nosso corpo será transfigurado e feito como o corpo glorioso do Senhor (Fp 3:21). Na Bíblia, isto é chamado de a redenção do corpo, a plena filiação. Portanto, a vida cristã começa com a regeneração, passa pela transformação e se consuma com a transfiguração do corpo.