Aqueles interessados em nossas crenças e práticas têm-nos dirigido diversas perguntas. Algumas delas estão registradas abaixo, com breves respostas:

1. Qual é o nome da sua igreja?
Não temos um nome. O único nome que ostentamos e honramos é o nome do Senhor Jesus Cristo, embora, para efeitos burocráticos registramos cada localidade como Igreja em "nome da cidade". O termo “igreja local” não é um nome; é uma descrição da natureza e expressão local da igreja, isto é, a igreja numa localidade, numa cidade. Imprimir as palavras “igreja local” com letras maiúsculas é um erro sério, pois isto dá a impressão de que o nosso nome é “igreja local”. Assim como a lua é simplesmente a lua, não importando a localidade sobre a qual ela é vista, assim também a igreja é simplesmente a igreja, não importando a localidade na qual ela é estabelecida. Quando a igreja foi estabelecida em Jerusalém, ela era conhecida simplesmente como a igreja em Jerusalém (Atos 8:1), e em Antioquia, a igreja era a igreja em Antioquia (Atos 13:1). Do mesmo modo, a expressão prática da Igreja em Restinga hoje é simplesmente a Igreja em Restinga. Como Igreja nesta cidade, reunimo-nos no nome do Senhor Jesus na base da genuína unidade. Unidade na qual estão incluidos todos os regenerados em Jesus Cristo desta cidade.

2. Quem é o líder de vocês?
O nosso único líder é Cristo. Normalmente não temos apenas um irmão de liderança em nossas reuniões, aqueles cujos testemunhos de viver diário expressam um padrão adequado de moral e de ética e que buscam fielmente viver segundo a palavra de Deus e os padrões de Cristo tornam-se candidatos naturais para a liderança e são efetivados como tais mediante a  autoridade divina que é notória e reconhecida pelos membros da igreja. 
Não possuímos hierarquia de qualquer tipo e nenhum líder de âmbito mundial. Não consideramos ninguém como infalível e não seguimos ninguém cegamente. Pelo contrário, seguimos somente aqueles cujo ensinamento e prática estão de acordo com a verdade da Palavra de Deus. Aqueles que tomam a liderança não dominam os santos, antes porém, os pastoreiam em amor. De semelhante modo, aqueles que servem ao Senhor, não controlam as igrejas, antes, servem-nas como irmãos em Cristo.

3. Onde fica a sua matriz?
Cada igreja é autônoma em sua administração. Por isso, não há uma sede central. Nenhuma igreja específica deve ser considerada como igreja-chefe ou igreja-líder. Pelo contrário, todas as igrejas locais partilham da mesma posição diante do Senhor e se ajudam com uma única esperança: levar as pessoas a Cristo.

4. O que vocês fazem em suas reuniões?
Oramos, louvamos, cantamos, damos testemunhos e ministramos a Palavra. Todos os sábados ministramos a palavra e aos domingos às 9:00 horas temos a mesa do Senhor, à qual todos os filhos do Senhor são bem-vindos para participar conosco do pão e do cálice. As reuniões da igreja são abertas e todos os crentes são livres para participarem.

5. O que é ler-orar?
A palavra “ler-orar” é uma palavra composta que descreve a nossa prática de orar com as palavras da Bíblia. Lemos-oramos a Palavra a fim de desfrutarmos do elemento de vida contido na Palavra; desfrutamos assim a Palavra como nosso alimento espiritual. Podemos testificar, depois de muitos anos de experiência, que somos edificados, fortalecidos e inspirados por meio de orar com e sobre as palavras de Deus na Bíblia. Entretanto, o fato de lermos-orarmos a Bíblia, repetindo as palavras da Escritura na oração a Deus, não significa que negligenciamos a leitura normal das Escrituras ou o estudo cuidadoso da Palavra de Deus.

6. O que vocês querem dizer com comer e beber Jesus?
Este termo é ofensivo para alguns hoje, assim como era para os religiosos na época do Senhor Jesus. Em João 6, o Senhor disse que a menos que comêssemos a Sua carne e bebêssemos o Seu sangue, não teríamos vida em nós, pois a Sua carne é a verdadeira comida e o Seu sangue é a verdadeira bebida. Em nossa experiência, Cristo é o Cordeiro que redime e é a árvore da vida. A fim de vivermos por Ele, precisamos participar Dele como o Cordeiro e como a árvore da vida. Além disso, o Senhor é a nossa água viva. Quando bebemos Dele, ficamos satisfeitos. Por isso, comer e beber do Senhor é recebê-Lo em Espírito por meio da Palavra como nossa comida e bebida espiritual.

7. O que significa o termo "a economia de Deus"?
A palavra “economia” vem da palavra grega oikonomia, que denota um arranjo doméstico; seu significado também inclui um mordomado, uma administração e uma dispensação, isto é, um processo de dispensar. Quando visto à luz do propósito eterno de Deus, conforme é revelado ao longo das Escrituras, a economia de Deus refere-se ao arranjo divino de Deus de dispensar-Se para dentro de nós para a produção e edificação da igreja.

8. Vocês têm uma visão modalista da Trindade?
Certamente que não! O modalismo é herético. Ao invés de ensinar que os Três da Deidade, o Pai, o Filho e o Espírito, co-existem eternamente, o modalismo afirma que Eles são mera manifestação temporária da essência divina. Cremos, de acordo com a Bíblia, que Deus é essencialmente três em um e um em três. Certamente reconhecemos as distinções eternas dentro da Deidade. Entretanto, a nossa ênfase com respeito à Trindade não está baseada na análise doutrinária da natureza de Deus, mas no dispensar do Deus Triúno para dentro de nós como nossa vida e nosso tudo. A nossa ortodoxia com respeito à doutrina de Deus deve ser estabelecida no fato de nosso ensinamento estar ou não de acordo com a pura Palavra de Deus. Quando a nossa crença acerca do Deus Triúno é fielmente considerada à luz da Escritura, ver-se-á que não cremos no modalismo, nem no triteísmo, mas na revelação do Deus Triúno segundo a pura Palavra de Deus.

9. Vocês ensinam que o homem está evoluindo para Deus?
De modo nenhum! De acordo com a Bíblia, ensinamos que Deus está dispensando a Si mesmo para dentro do homem e que o crente está sendo transformado e permeado com o elemento de Deus. O fato de, como filhos de Deus, participarmos da vida e natureza de Deus, não significa que nos tornamos o próprio Deus. Sim, o Deus Triúno está sendo trabalhado dentro de nós e nós estamos participando da Sua própria natureza, mas, definitivamente, não estamos evoluindo para a Deidade.

10. Vocês ensinam que Satanás está no corpo do homem?
Quando o homem caiu por comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, o pecado, a natureza de Satanás, foi injetado no corpo do homem e transmutou-o em carne. A queda não foi simplesmente uma transgressão exterior, mas também um envenenamento e contaminação interior do nosso próprio ser. De acordo com Romanos 5 até 7, o pecado funciona em nossos membros como a personificação virtual de Satanás. Dessa forma, não ensinamos que Satanás está no corpo do homem, mas podemos dizer que o pecado (a natureza de Satanás) habita na carne do homem.

11. Como as igrejas são sustentadas financeiramente?
Cada igreja é sustentada por dádivas voluntárias de seus membros. As questões financeiras de uma igreja estão sob a administração daquela igreja. Não há prestação de contas a qualquer corporação eclesiástica. Nesta questão, assim como em todas as questões administrativas, a igreja é autônoma e localmente governada. Os membros são encorajados a dar de uma maneira que é oculta e não ostensiva, segundo o compromisso que têm com o Senhor. Não são recolhidas ofertas nas reuniões, e há muito pouca conversa sobre questões financeiras. Um boletim financeiro está disponível para o exame dos membros. No que diz respeito às questões financeiras, as igrejas estão localmente registradas com relação ao governo, como entidades religiosas sem fins lucrativos.

12. Qual é a atitude de vocês com relação aos outros cristãos?
Gostaríamos de enfatizar com toda a clareza que não cremos nem ensinamos que alguém tem de estar reunindo conosco para ser um genuíno cristão. Reconhecemos que na Igreja Católica Romana, nas denominações e nos grupos independentes há muitos genuínos crentes em Cristo, lavados pelo sangue e regenerados pelo Espírito, e nós os reconhecemos como nossos irmãos e irmãs no Senhor. Todos os que têm fé nos Senhor Jesus são bem-vindos às nossas reuniões, principalmente à mesa do Senhor, onde testificamos a unidade do Corpo de Cristo. Embora precisemos, a bem da consciência, ficarmos fora da religião organizada, não nos posicionamos à parte dos nossos irmãos e irmãs em Cristo. Na fidelidade ao Senhor, posicionamo-nos na única base da igreja a favor do testemunho do Senhor, mas não tomamos esta posição com um espírito estreito, exclusivista ou sectário. Pelo contrário, tomamos nossa posição em benefício de todo o Corpo; recebemos todos os crentes como o Senhor nos recebeu.


Caso você tenha alguma pergunta que não se enquadre nas anteriores fale conosco em uma de nossas reuniões ou por e-mail. Ficaremos felizes em esclarecer qualquer dúvida.


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Jesus é o Nosso Senhor!